Atraso na aquisição da fala em crianças

Fala é uma das formas de se comunicar. Assim, a comunicação não se restringe a ela. Os bebês, por exemplo, mesmo sem falar, se comunicam. Pelo gesto, sons da voz, olhares, sorrisos e choro. As mães, em geral,  são as primeiras a vivenciar essa experiência comunicativa dos bebês.

Mas como saber se o meu filho tem atraso na aquisição da fala?

Quando chegam a 12 meses, os bebês passam a pronunciar as primeiras palavras. Não é regra mas é comum balbuciarem mamãe ou papai. Frases simples aparecem aos 2 anos. Mas as vezes, só quem convive entende. E orações maiores e compreendidas por qualquer pessoa, por volta dos 3 anos. Com 5 anos, a criança deveria não ter mais dificuldade e a linguagem é parecida com a dos adultos.

Especialistas conseguem apontar um atraso na aquisição da linguagem aos 2 anos e 6 meses. Cada criança tem o seu tempo. Mas havendo dúvidas sobre o desenvolvimento do seu filho, é importante falar com o pediatra para que ele faça um encaminhamento a um profissional especializado. Talvez seja necessário um acompanhamento fonoaudiológico para atingir os marcos do desenvolvimento ou identificar os possíveis problemas.

A linguagem é um dos indicadores do desenvolvimento neurológico. Se existe alguma dificuldade ou atraso a criança limita suas possibilidades. É importante a intervenção rápida para o bem estar da criança e uso de todo o seu potencial.

A comunicação que não utiliza a fala também deve ser notada. Mesmo sem falar o seu filho se comunica? Expressa emoções?

Cada situação determinará o caminho da terapia fonoaudiologica ou os especialistas que acompanharão em conjunto.  Em São Paulo, na Reab Kids tem fonoaudiólogos especialistas em linguagem que fazem avaliação e orientam os pais no caso de encaminhamentos.