T21 no lugar de Sindrome de Down

Nós da Reab Kids apoiamos o movimento de uso da nomenclatura T-21 no lugar de Síndrome de Down.

Apesar de Down, neste caso,  ter sido empregado pelo fato de o médico britânico John Langdon Haydon Down ser o primeiro a descrever, em 1866, as características de uma criança com esta síndrome, o nome traz um conceito dúbio que expomos a seguir.

Em 1866, John Down identificou que algumas crianças, mesmo filhas de pais europeus, tinham características físicas similares ao povo da Mongólia. Daí então, pessoas com T21 eram chamadas de mongóis ou mongolóides. Só mais tarde, em 1959, o francês Jerome Lejeune descobriu que as pessoas descritas pelo Dr. Down tinham uma síndrome genética e então veio a homenagem ao Dr Down passando a se usar a nomenclatura de Síndrome de Down.

Mas eles não foram os primeiros a falar sobre as pessoas que tinham essas características. Antes , Jean-Étienne Esquirol em 1938 e  Édouard Séguin em 1844 fizeram descobertas e descrições sobre.

trissomia do cromossoma 21 causa alterações na formação do bebê. Algumas delas são: tônus muscular baixo, olhos amendoados, hérnia umbilical, desenvolvimento neurológico e cognitivo comprometidos,  língua proporcionalmente grande, nariz achatado e em muitos casos, cardiopatia congénita. As alterações variam de indivíduo para indivíduo.

Os desafios que aparecem no convívio social são comuns a qualquer criança. Mas no caso das crianças T21,  o nome Down não ajuda, já que Down em inglês significa “para baixo”. E foi bem observado pela fisioterapeuta, Roberta Mustacchi, engajada e estudiosa das questões que envolvem a T21, quando menciona em seu texto, T21 SÍNDROME DE DOWN – A ORIGEM DO NOMEno site www.t21sindromededown.com.br

“Down que na língua inglesa significa baixo, para baixo, por baixo… Daí surgiram varios movimentos: meu Down é Up, Eu sou mais Up…e por aí vai. Popularizando a crença que o nome síndrome de Down tem relação com a tradução de down, fato que tb leva a muita gente escrever síndrome de “down” com letras minúsculas, esquecendo ou mesmo não sabendo que se trata de um nome próprio e portanto deve sempre ser escrito com letra maiúscula. “

É difícil que toda a população conheça a origem do nome. Mas é muito simples associar a palavra down a uma coisa triste ou ruim. E ninguém vai ficar carregando um cartaz explicando a origem do nome Down no termo Síndrome de Down. No entanto, T21 não explica para os leigos o que é mas, também não carrega nenhuma associação negativa.

Acreditamos que pequenas mudanças, partindo de cada um de nós, colabora em promover a inclusão das pessoas com deficiência. E para o grupo T21 isso é importantíssimo, assim como foi excelente cair no desuso o termo mongolóide.

Mais do que uma clínica de reabilitação infantil, acreditamos que formamos opinião ao esclarecer pais, mães e familiares e a sociedade sobre tendências e informação para promover o pleno desenvolvimento e uma educação e sociedade inclusiva.

Este link traz um glossário com termos humanizados.

Glossário traz nomenclatura correta para ajudar na construção de uma sociedade inclusiva

Ele é muito interessante para melhorar o convívio social e se expressar corretamente. No ponto que menciona a Sídnrome de Down ainda não fala sobre o termo T21. Este movimento é recente. Seremos sempre agradecidos ao estudioso da Síndrome, Senhor Down, mas agora somos todos #T21.