Imitação como aprendizado na Síndrome de Down
Em geral, as crianças com Síndrome de Down – T21, possuem habilidades linguísticas menos desenvolvidas, não acompanhando o desenvolvimento das outras habilidades cognitivas, como percepção, memória e raciocínio. A aquisição da fala e linguagem é um desafio grande.
Nas crianças com Trissomia do Cromossomo 21, as primeiras palavras podem surgir por volta dos 2 ou 3 anos, ou em alguns casos, esses desenvolvimento pode ser ainda mais tarde.
A dificuldade pode estar relacionada ao controle muscular, que é afectado pela hipotonia dos músculos envolvidos na produção da fala, como lábios, língua e bochecha ou planejamento motor desses movimentos. As crianças apresentam uma grande dificuldade em planejar e executar os movimentos dos sons da fala.
Devido as dificuldades com a articulação da fala é comum que elas utilizem gestos, como meio de comunicação. Sua compreensão verbal geralmente se desenvolve melhor que a expressão.
Neste contato, nada melhor do que promover a estimulação. A imitação do movimento dos lábios de quem conversa com ela é essencial para conseguir se expressar e também a imitação de gestos simples.
Um profissional fonoaudiólogo especialista em linguagem poderá medir e traçar um atendimento adequado para que a criança alcance os objetivos da comunicação e independência.
O mesmo profissional orientará pais e família a usar gestos simples e falar diretamente, também de forma simples. O apelo visual é muito importante. Se for possível associar o visual ao que você quer transmitir para o bebê ou criança ajudará seu filho a atender.
Cantar, dançar, apresentar os instrumentos musicais. São atitudes essenciais no momento de aprendizado. Além de garantir diversão e a atenção da criança.
A música colabora em muitos casos, para acalmar e aprender também o nome de tudo que é visível.
“Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé… Conhece esta? “
Converse olhando diretamente para o bebê . A uma distância que ele consiga identificar bem o movimento dos seus lábios para que possa imitar. Uns 30 a 40 cm.
Aguarde e conte até 10 mentalmente, para ver se ele imita ou responde ou tenta balbucear. Continue a conversa ou a mostrar os elementos.
Aproveite a troca da fralda, a hora da alimentação, a hora do banho, da higiêne, do passeio. Um tempo precioso onde é possível falar das cores, dos cheiros, dos nomes das partes do corpo, dos nomes das coisas e descobrir a infinidade de detalhes que é gostoso apresentar a uma criança.
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