Imitação como aprendizado na Síndrome de Down

Em geral, as crianças com Síndrome de Down – T21, possuem habilidades linguísticas menos desenvolvidas, não acompanhando o desenvolvimento das outras habilidades cognitivas, como percepção, memória e raciocínio. A aquisição da fala e linguagem é um desafio grande.

Nas crianças com Trissomia do Cromossomo 21, as primeiras palavras podem surgir por volta dos 2 ou 3 anos, ou em alguns casos, esses desenvolvimento pode ser ainda mais tarde.

A dificuldade pode estar relacionada ao controle muscular, que é afectado pela hipotonia dos músculos envolvidos na produção da fala, como lábios, língua e bochecha ou planejamento motor desses movimentos. As crianças apresentam uma grande dificuldade em planejar e executar os movimentos dos sons da fala.

Devido as dificuldades com a articulação da fala é comum que elas utilizem gestos, como meio de comunicação. Sua compreensão verbal geralmente se desenvolve melhor que a expressão.

Neste contato, nada melhor do que promover a estimulação. A imitação do movimento dos lábios de quem conversa com ela é essencial para conseguir se expressar e também a imitação de gestos simples.

Um profissional fonoaudiólogo especialista em linguagem poderá medir e traçar um atendimento adequado para que a criança alcance os objetivos da comunicação e independência.

O mesmo profissional orientará pais e família a usar gestos simples e falar diretamente, também de forma simples. O apelo visual é muito importante. Se for possível associar o visual ao que você quer transmitir para o bebê ou criança ajudará seu filho a atender.

Cantar, dançar, apresentar os instrumentos musicais. São atitudes essenciais no momento de aprendizado.  Além de garantir diversão e a atenção da criança.

A música colabora em muitos casos, para acalmar e aprender também o nome de tudo que é visível.

“Cabeça, ombro, joelho e pé, joelho e pé… Conhece esta? “

Converse olhando diretamente para o bebê . A uma distância que ele consiga identificar bem o movimento dos seus lábios para que possa imitar. Uns 30 a 40 cm. 

Aguarde e conte até 10 mentalmente, para ver se ele imita ou responde ou tenta balbucear. Continue a conversa ou a mostrar os elementos. 

Aproveite a troca da fralda, a hora da alimentação, a hora do banho, da higiêne, do passeio. Um tempo precioso onde é possível falar das cores, dos cheiros, dos nomes das partes do corpo, dos nomes das coisas e descobrir a infinidade de detalhes que é gostoso apresentar a uma criança.

 

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